Tal como para um automóvel, uma bicicleta ou até um ferro de passar roupas, o uso seguro de um equipamento como a sua canoa exige bom senso e responsabilidade. Abaixo relacionamos algumas dicas de segurança que consideramos importantes. Estude-as atentamente.... e boas remadas!!!

1.

Use sempre um colete flutuador, sendo que este deve estar corretamente dimensionado e bem ajustado ao corpo. Todos a bordo devem usar coletes, inclusive animais de estimação. Não utilize coletes como almofadas de assentos, pois isso os danifica e será impossível vestí-los em uma situação de necessidade ou emergência. Um bom colete é caracterizado pelo número de pontos de ajuste, isto é, "quanto mais, melhor" pois permite uma fixação exata e confortável. Em canoagem a "capacidade em Kg" é secundária, pois trata-se de um auxiliar de flutuação, e não um equipamento de sobrevivência para longos períodos. O objetivo é que você flutue sem necessidade de movimentos do corpo!

2. O uso de canoas canadenses em corredeiras, especialmente as superiores à Classe II, exige grande habilidade por parte dos remadores, além de alguns equipamentos acessórios (remos especiais, flutuadores infláveis, capacetes, etc.). Se você não possui este treinamento, evite riscos desnecessários: faça uma "portagem" (condução da embarcação/carga por terra). Pelos mesmos motivos, não é recomendado o uso de canoas em ondas/surf.
3. Nunca sobrecarregue sua canoa. Seu dimensionamento prevê um padrão de uso moderado com até duas pessoas adultas e uma pequena quantidade de carga que permita passeios de 2 a 3 dias (15 pés). As canoas de 17 pés permitem expedições de 1 a 20 dias ou a colocação de um terceiro banco. Lembre-se, use seu bom senso e responsabilidade. No caso de estar levando cargas como material de acampamento, caixas de equipamentos, sacos estanques com roupas etc etc, distribua-os e fixe-os no centro da canoa, diretamente sobre o fundo, de modo a não elevar o centro de gravidade da embarcação. Utilize a carga para manter o barco em equilíbrio, tanto lateral como antero-posterior.
4. Leve sempre um remo sobressalente, devidamente fixado à embarcação (águas calmas) ou mais facilmente acessível (águas em movimento).
5. Nunca altere as especificações de sua canoa. O uso de motores ou velas de propulsão não foram previstos para este tipo de embarcação, ficando seu eventual uso (adaptação!) ao critério do usuário. As canoas da Companhia de Canoagem possuem cascos de altíssimo rendimento visando a propulsão por remos.
6. Independentemente do tempo previsto para seu passeio, leve sempre água e alimentos simples a bordo. Remar consome grande quantidade de energia! Utilize roupas adequadas ao clima, mas sempre prevendo eventuais alterações, inclusive chuvas.
7. Recomenda-se ter a bordo um recipiente plástico que possa ser usado para esgotar alguma água que se acumule no fundo da embarcação ("cuia"). Além do recipiente pode-se ter uma esponja absorvente para esgotar totalmente a água.
8. Familiarize-se bem com o seu novo barco e desenvolva boas técnicas de remada antes de lançar-se em percursos maiores. Estude seu equipamento, planeje seu passeio, estude mapas, conheça o lugar. Lembre-se: "uma desastrosa aventura inicia-se onde e quando termina o planejamento". Embora dispensadas de registro, recomenda-se uma habilitação pessoal expedida pela Marinha Brasileira para a condução de qualquer embarcação. Tal habilitação o colocará em contato com diversos aspectos úteis para sua segurança. Habilite-se devidamente!
9.

Alguns equipamentos de segurança que devem ser considerados: apito, saco de resgate com cabo, cabos de amarração, kit de primeiros socorros, fita "silvertape" para pequenos reparos (em rios com obstáculos e/ou corredeiras), bússola, GPS, lanterna, faca c/ acessórios, sistema de purificação de água, alimentos desidratados, telefone celular, chapéus, fósforos a prova d'àgua, etc.

10. Nunca utilize qualquer embarcação sob o efeito de álcool ou drogas. O contato íntimo e harmonioso com a natureza são mais que suficientes para seu prazer! Proteja a natureza. Não polua os rios. Participe (e incentive a participação de outros) em campanhas de limpeza de rios e represas. Plante (e estimule o plantio) de árvores nas margens nos cursos de água.
Segurança: apenas uma questão de postura!

NOVO!
Manual de
Segurança

Dicas de Segurança

Primeiros Usos

CURSOS

 

 

Anavar Uses And Side Effects Anadrol Results Riptropin Tren 100mg Deca Durabolin For Sale Online Winstrol Dosage Igf 1-Lr3 Dosage For Fat Loss Hcg-Insertd-1/2 Getropin For Sale Primobolan Depot 100mg Primobolan Depot Ansomone 10iu Winstrol Anavar Dosage Timing Equipoise Definition T3 Lacrosse Dianabol Alternative Hygetropin Dosage Kigtropin uk Testosterone Enanthate Side Effects